GJ1214b é como nenhum outro planeta que conhecemos
Quantas descobertas ainda a raça humana irá encontrar no futuro? É uma pergunta que não tem resposta, pois as descobertas jamais param, o universo é infinito e ainda somos tão pequenos perto dessa imensidão obscura que é o espaço sideral. Recentemente um mundo inteiro de água foi descoberto e ele pode conter "gelo quente" e "água totalmente em sua forma líquida."

O Telescópio Espacial Hubble descobriu uma nova classe de planeta. É um mundo de água envolta por uma atmosfera espessa e fumegante. O planeta é maior que a Terra. "GJ1214b é como nenhum outro planeta que conhecemos", disse Zachory Berta, do Centro Harvard Smithsonian de Astrofísica. "Uma enorme fração de sua massa é composta de água."

Zachory Berta, do Centro Harvard Smithsonian de Astrofísica (CFA) e seus colegas fizeram as observações do planeta planeta GJ1214b. Ele tem cerca de 2,7 vezes o diâmetro da Terra e foi descoberto em 2009, pesa cerca de sete vezes mais do que a Terra e orbita uma estrela vermelha anã cada 38 horas a uma distância de 1,3 milhão de milhas. Sua temperatura estimada é de 450 graus Fahrenheit.

Berta e seus co-autores utilizaram Wide Field Camera 3 do Hubble (WFC3) para estudar GJ1214b. Os cálculos sugerem que GJ1214b tem muito mais água do que a Terra possui, e muito menos rochas. "As altas temperaturas e altas pressões formariam materiais exóticos como "gelo quente" ou "água totalmente líquida", substâncias que são completamente alheias à nossa experiência a cada dia", disse Berta. GJ1214b está localizada na direção da constelação de Ophiuchus, apenas 40 anos-luz da Terra. Portanto, é um excelente candidato para estudo do planejado Telescópio Espacial James Webb.